POR QUE LER O PEQUENO MANUAL?

Perguntei a "BRENDA - VIP 360 GRAUS, qual livro ela poderia indicar? Na sua primeira contribuição cultural nos indica o livro da filósofa Djamila Tais Ribeiro dos Santos, feminista negra, escritora e acadêmica brasileira.

IMAGEM: Divulgação Companhia das Letras. [1]

Titulo: Pequeno manual antirracista
Autora: Djamila Ribeiro
Editora: Companhia das Letras
Publicação: 6 de novembro de 2019
Páginas: 136

POR QUE LER O PEQUENO MANUAL?
Esses episódios recentes mostram não só o quanto o racismo continua naturalizado como sendo o normal na sociedade brasileira, como quem se diz aliado na luta contra a opressão racial ainda tem muitas dificuldades para entender como ela funciona. É notável a escassez de leitura do pensamento de intelectuais negros e, principalmente, a incapacidade de escuta dos que se refugiam na posição de salvadores brancos injustiçados ao enfrentarem críticas.

SINOPSE [2]
Onze lições breves para entender as origens do racismo e como combatê-lo.
Neste pequeno manual, a filósofa e ativista Djamila Ribeiro trata de temas como atualidade do racismo, negritude, branquitude, violência racial, cultura, desejos e afetos. Em onze capítulos curtos e contundentes, a autora apresenta caminhos de reflexão para aqueles que queiram aprofundar sua percepção sobre discriminações racistas estruturais e assumir a responsabilidade pela transformação do estado das coisas. Já há muitos anos se solidifica a percepção de que o racismo está arraigado em nossa sociedade, criando desigualdades e abismos sociais: trata-se de um sistema de opressão que nega direitos, e não um simples ato de vontade de um sujeito. Reconhecer as raízes e o impacto do racismo pode ser paralisante. Afinal, como enfrentar um monstro desse tamanho? Djamila Ribeiro argumenta que a prática antirracista é urgente e se dá nas atitudes mais cotidianas. E mais ainda: é uma luta de todas e todos.

AUTORA DO LIVRO - Djamila Ribeiro
Djamila Taís Ribeiro dos Santos é uma filósofa, feminista negra, escritora e acadêmica brasileira. É pesquisadora e mestra em Filosofia Política pela Universidade Federal de São Paulo. Tornou-se conhecida no país por seu ativismo na Internet, atualmente é colunista do jornal Folha de S. Paulo. FONTE: Wikipédia


IMAGEM: Divulgação Companhia das Letras. [1]
FONTE: Wikipédia, Companhia das Letras. [2]
FOTOS: DIVULGAÇÃO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É OFICIAL: BLOGGER REMOVIDO

UM NOVO CICLO DE VIDA EM 2024

MARIA ARANHA - HEROINA BRASILEIRA